Com o mercado cada vez mais acirrado e as pessoas cada vez mais exigentes e conectadas às novas tendências, se destacar da concorrência pode ser uma tarefa desafiadora. Por essa razão, focar em melhorar a experiência do cliente pode ser uma boa saída para seu negócio.
Vivemos, atualmente, a chamada “era da experiência” isso porque além do produto de qualidade e preço justo, o cliente está interessado nas empresas que são capazes de oferecer um atendimento personalizado e satisfatório, que demonstre sua importância e vise o estabelecimento de vínculos entre ambas as partes.
Talvez vocês esteja se perguntando o que fazer para melhorar essa experiência e, por isso, separamos 4 dicas que te ajudarão neste momento:
Conheça seu público
Antes de implementar qualquer mudança, é importante que você conheça as preferências e necessidades do público alvo da sua empresa.
Neste caso, pesquisas de satisfação são uma ótima estratégia e podem te ajudar a traçar um perfil eficiente, oferecendo plataformas que possibilitem ao seu cliente manifestar suas críticas e elogios. Isso pode ser feito de forma digital, por meio de uma área específica no site e mensagens nas redes sociais ou disponibilizando no próprio estabelecimento um banco para coletar estas informações.
Canais de comunicação diversificados
Sabemos que o mundo está cada vez mais conectado e as preferências dos consumidores acompanharam esses avanços tecnológicos. Por isso, tem sido cada vez mais importante diversificar os canais de atendimento para melhorar a relação com seu cliente.
Usando as informações que conseguiu conhecendo seu público alvo, escolha as plataformas que te darão maior alcance, levando em conta também o perfil da sua empresa.
É importante estar sempre de olho em todos os canais que você decidir aplicar no seu negócio, garantindo um atendimento rápido e eficiente. Caso tenha uma equipe reduzida ou não tenha tanta disponibilidade, dê preferência para as plataformas que tenham retorno certeiro e depois abranja mais canais.
Invista na capacitação da sua equipe
Ter profissionais bem treinados para o atendimento é essencial. Seja de forma presencial ou online, o consumidor irá finalizar sua compra no estabelecimento onde receberá o melhor atendimento e onde sentir que teve suas expectativas atendidas.
É importante lembrar que os clientes estão cada vez mais bem informados e tem plena consciência do que procuram. Por isso, garantir que sua equipe esteja pronta para ouvir, identificar necessidades e apresentar uma boa solução, também é garantir uma boa experiência.
Pense em todas as etapas da venda
Por fim, é preciso compreender que a experiência do cliente vai muito além do momento em que ele finaliza a compra. A jornada do consumidor abrange também o antes e o depois do negócio.
Usando todas as dicas que demos anteriormente você poderá iniciar um contato mais humanizado com seu cliente, conquistando o interesse não apenas no produto ou serviço que oferece, mas também na sua empresa.
Além disso, também é importante pensar no pós-vendas. Oferecer programas de fidelidade, se mostrar interessado na opinião do consumidor sobre o produto adquiridos e compartilhar conteúdos relevantes são apenas algumas das formas de se mostrar presente.
Aplicando todas essas dicas, temos certeza que você conseguirá melhorar muito a experiência do seu cliente e se tornar referência no mercado.
Essa matéria faz parte das atividades que a Casa do Empresário idealizou para a semana do comerciante como forma de homenagear e oferecer o melhor para seus associados. Então compartilhe este texto com um amigo que você acha que irá adorar essas dicas e fique de olho na nossa programação, que está recheada de ótimos conteúdos.
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