Conquista para o setor econômico: novo decreto autoriza o funcionamento do comércio na cidade . A Prefeitura Municipal de Viçosa divulgou um novo decreto nº 5.589/2020, assinado pelo Prefeito, Ângelo Chequer, nesta quinta-feira (10/12) que determina que o comércio permitido na onda amarela poderá funcionar na onda vermelha, seguindo as determinações do Plano do Minas Consciente.
Mesmo com a macrorregião Leste Sul, na qual Viçosa integra, permanecer na onda vermelha do Minas Consciente, o poder público aderiu aos novos protocolos de funcionamento para o período de natal, estabelecidos pelo Plano do Governo durante a reunião na última quarta-feira (09/12) válidos para todo o Estado de Minas Gerais. As novas medidas adotadas pelo Comitê Extraordinário do Governo de Minas Gerais permitem que o comércio varejista e atacadista de forma geral possam funcionar na onda vermelha.
Em Viçosa, segundo o decreto municipal, bares e restaurantes poderão funcionar com horário ampliado até às 23h.
O que pode funcionar:
Além do comércio atacadista e varejista e atividades integrantes a onda amarela , ficam permitidos o funcionamento dos serviços considerados essenciais. São eles:
- Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
- Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
- Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
- Serviços de ambulantes de alimentação;
- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
- Vigilância e segurança privada;
- Serviços de reparo e manutenção;
- Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
- Construção civil e obras de infraestrutura;
- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
A Casa do Empresário destaca que essa é uma conquista diante dos esforços do setor comercial nos últimos dias pela defesa do trabalho e dos empregos e reforça que agora nosso dever é orientar os consumidores e seguir todas as medidas de segurança dentro e fora das empresas para manter as vidas e o desenvolvimento econômico.