O prefeito Raimundo Nonato optou por seguir as deliberações do Minas Consciente para a microrregião e inserir Viçosa dentro da onda amarela do plano do governo. A decisão foi formalizada nesta terça-feira (05/01), com o Decreto nº 5.608/2021 que passou a vigorar a partir do dia 04 de janeiro.
De acordo com o decreto, a decisão de adesão à onda amarela segue a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde que considera os dados apresentados pela Vigilância Epistemológica que demonstram a queda no número de casos contaminados e de leitos ocupados na UTI, em decorrência da covid-19 no município.
Vale ressaltar que, de acordo com o plano de retomada da economia criado pelo governo, a macrorregião Leste Sul, a qual Viçosa faz parte, segue na onda vermelha. Para evitar o aumento do número de casos positivos é necessário continuar adotando todas as medidas de segurança estabelecidas, como o uso das máscaras, álcool gel e o distanciamento social.
Ainda nesta semana, o poder público assinou um decreto n° 5.607/2021 que prorroga o estado de calamidade pública que trata do decreto municipal n° 5.458/2020, em decorrência das pandemia da covid-19
O que pode funcionar
O Minas Consciente estabelece que na onda amarela do plano estão autorizados o funcionamento dos seguintes segmentos:
- Bares (consumo no local);
- Autoescolas e cursos de pilotagem;
- Salões de beleza e atividades de estética;
- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
- Comércio de itens de cama, mesa e banho;
- Lojas de móveis e lustres;
- Imobiliárias;
- Lojas de departamento e duty free;
- Lojas de brinquedos;
- Academias (com restrições);
- Agências de viagem;
- Clubes.