A Casa do Empresário participou da reunião do COES Viçosa , na tarde desta sexta-feira, 5 de março, na sede da Prefeitura para discutir a respeito das novas medidas restritivas ao combate a covid-19 e o novo protocolo adotado pelo Minas Consciente, a Onda Roxa, que determina novas regras para os municípios no combate à pandemia e estabelece medidas como o fechamento do comércio não essencial.
Julismar Marques e Franklin Abreu, membros do COES e representantes da Casa do Empresário, estiveram no encontro defendendo a classe empresarial e não mediram esforços ao se posicionarem contra a determinação para a paralisação dos serviços não essenciais, visto que o comércio já demonstrou não ser o responsável pelo aumento na transmissão do coronavírus e que as empresas, em todos os momentos, tem se mostrado aliadas ao combate, mantendo todas as restrições, orientando os clientes e funcionários e adotando todos os protocolos determinados pela Prefeitura.
Em sua fala, Julismar defende a classe empresarial que tem sido o setor fortemente atingido pela pandemia e que vem tentando se recuperar da crise sofrida no último ano. Além disso, ele destaca que um novo fechamento trará prejuízos irreparáveis para a economia, influenciando diretamente no desenvolvimento do município e na geração de empregos na cidade.
Mesmo diante dos argumentos apresentados na reunião e do grande esforço da entidade pela defesa da manutenção das atividades, em uma votação realizada com os demais membros, por uma maioria de 6 votos contra 3, ficou determinada a adesão do município aos protocolos da Onda Roxa.
Agora, a orientação do comitê será analisada pelo prefeito, Raimundo Nonato, e a decisão será oficializada em um decreto que deve ser divulgado na próxima segunda-feira (08/03) com as medidas a serem seguidas. Outras restrições, como rodízio de CPFs e as barreiras sanitárias também poderão ser analisadas como parte do novo protocolo.
A Casa do Empresário ressalta que segue se esforçando na luta e defesa dos empresários e do setor comercial e que está em constante contato com o poder público para viabilizar medidas e flexibilizações das decisões desta semana.