COES realiza sua terceira reunião

Na última quinta-feira (21/01), os membros do COES - Centro de Operações de Emergência em Saúde se reuniram na sede administrativa da prefeitura para o encontro realizado semanalmente. Entre as assuntos tratados na reunião, ficou determinado a permanência do município dentro da Onda Amarela do Minas Consciente até o dia 30 de janeiro, seguindo as deliberações do Programa do Governo para a microrregião de Viçosa. Os integrantes do comitê também ressaltaram a importância em manter as medidas de segurança e reforçar a orientação à população para evitar um aumento no número de casos e a regressão para a onda mais restritiva do programa.

Além disso, no encontro, foi informado que Viçosa já iniciou as vacinações contra à covid-19. O município recebeu 1.386 doses da vacina que serão distribuídas para profissionais da área da saúde da linha de frente da COVI-19 e idosos em Instituições de Longa Permanência para Idosos, definidos pelo  SES/MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) como prioritários nesta primeira fase. A expectativa é que até a próxima terça-feira (26/01) todas as doses já tenham sido distribuídas para a área hospitalar.

Durante a reunião também houve a apresentação da LEI Nº 2.884/2020 aprovada pela Câmara Municipal e sancionada no dia 30 de dezembro de 2020.  A nova norma passa a considerar as atividades físicas como serviço essencial, permitindo o funcionamento  de estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais. Sobre o assunto, a comissão declarou que o setor jurídico da prefeitura deve avaliar a lei e suas considerações e, se confirmado sua autenticidade, os setores poderão continuar funcionando em caso de uma transição para a onda vermelha. 

Também  na ocasião, os membros do comitê informaram que a partir desta semana inicia a obra para a reforma na Avenida Bueno Brandão, no centro de Viçosa. Em função disso, a feira livre que acontece, normalmente, ao lado da Estação Cultural Hervé Cordovil, às quartas-feiras, passará a ser realizada  na parte elevada, onde atualmente funciona o  estacionamento que liga a rua José da Cruz Reis e a praça Mário Del Giudice.

Feriado de Carnaval

Os membros do Coes aproveitaram a reunião para tratar a respeito dos feriados de Carnaval. Na oportunidade, definiu por orientar a manter os feriados nos dias 15/02, em comemoração ao dia do comerciário, como já é previsto na convenção do comércio,  16/02  como feriado de carnaval, mesmo não havendo a realização de festas e eventos e 17/02 até 12h como feriado religioso. A decisão foi tomada visto que  esse é um feriado cultural e religioso, ocorrido tradicionalmente no município.  

Além disso, durante a reunião, foram tratadas e avaliadas outras pautas, como  propostas apresentadas pelo grupo de escolas infantis solicitando a realização de atividades extracurriculares presenciais. Também houve a avaliação da proposta enviada para a comissão com a sugestão para o uso de medicamentos para o tratamento precoce da covid-19. Em análise, o COES concluiu que não há forma de investir no uso de tais remédios visto que n

Comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


2021 © Casa do Empresário de Viçosa | Desenvolvido por: Interminas