COES Viçosa: Casa do Empresário cobra maior efetividade nas decisões do comitê

O  Coes Viçosa (Centro de Operações Emergenciais em Saúde) se encontrou na última quinta-feira (25/02) para a reunião semanal que visa abordar questões ligadas à covid-19 no município e analisar possíveis flexibilizações em atividade, de acordo com a contexto vivenciado pela cidade. A reunião aconteceu no Salão Nobre Professor Arduíno Bolívar, do Centro Administrativo Prefeito Antônio Chequer e, nesta semana semana, contou com a participação do novo  Tenente Coronel Gledson Bruno Píramo, da 10ª CIA da Polícia Militar de Viçosa. 

Como de costume, no inicio da reunião o  Secretário de Saúde, Júlio César de Abreu Cotta, atualizou aos demais membros sobre a situação da  pandemia e a disponibilidade de leitos em Viçosa e região. De acordo com a última atualização do Minas Consciente, a macrorregião Leste do Sul, a qual Viçosa faz parte, permanece na onda mais restritiva do plano. 

Na ocasião, o Tenente  Coronel, Gledson Bruno, aproveitou o espaço para falar sobre o trabalho da PM junto a Vigilância Sanitária e a Secretária de Fazenda na fiscalização do comércio para o cumprimento das medidas de restrição estabelecidas para a Onda Vermelha do Minas Consciente. Segundo Bruno, dois estabelecimentos já foram autuados, além de coibir festas que vinham sendo promovidas de forma proibida. 

Educação 

Marli Aparecida Franco, Secretária de Educação e integrante do comitê, informou durante a reunião a previsão de um novo decreto do Governo de Minas Gerais autorizando  retorno das aulas presenciais no estado. Ela ressaltou que Viçosa irá aguardar a divulgação do documento para estudar a possibilidade do retomada das escolas no município e as adequações necessárias dentro do contexto da pandemia no município.  

Sobre a liberação para a realização de atividades recreativas nas escolas infantis, o COES que já havia deliberado de forma favorável a solicitação, informou que a questão será repassada ao Prefeito para a criação do decreto que autoriza, formalmente, e determina as medidas de segurança para a organização das atividades. 

Casa do Empresário

Durante a reunião, o vice-presidente da Casa do Empresário e também representante da entidade no COES, Franklin Abreu, apresentou a solicitação recebida por alguns comerciantes para uma maior flexibilização na área de acesso da população na Praça Silviano Brandão. O pedido é para que seja reorganizado a posições dos gradios que delimitam o acesso ao ambiente para aumentar o espaço de circulação, evitando a contração de pessoas em uma área menor. Foi definido que a solicitação será repassada ao setor da Vigilância Sanitária para avaliação. 

Ainda na ocasião, Franklin, aproveitou o momento para cobrar ações mais concretas do COES, visto que muitas das questões discutidas e aprovadas pelos membros não são efetivadas pela administração pública e acabam ficando apenas em âmbito das reuniões. 

Comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


2021 © Casa do Empresário de Viçosa | Desenvolvido por: Interminas