Começa nesta terça feira a operação de fiscalização no comércio de Viçosa

A equipe de fiscalização municipal irá intensificar as operações de fiscalização no comércio de Viçosa a partir desta terça-feira (15/12). O trabalho será realizado pelo setor de fiscalização em parceria com a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.   A intenção é atestar se os estabelecimentos estão cumprindo as normas estabelecidas pelo Minas Consciente. 

De acordo com a prefeitura, entre as normas que serão inspecionadas estão a disponibilidade de álcool gel nas lojas, o uso obrigatório da máscara e, principalmente, o número de pessoas de acordo com o espaço livre dentro dos estabelecimentos. A chefe de Fiscalização, Layra Santos e  a Secretária de Fazenda, Simone Viana, se reuniram com representantes da Casa do Empresário nesta segunda-feira (14/12) para orientar e explicar como funcionará o processo. 

Durante a reunião, a chefe de fiscalização, Layra Santos, reforçou que um dos pontos principais que as empresas devem se atentar é as novas medidas determinadas pelo Minas Consciente que estabelece que o atendimento seja de apenas um cliente/ consumidor a cada 10m² livre dentro do ambiente, levando em consideração a presença dos colaboradores. Ou seja, na empresa que tiver 10m² de área livre, poderão estar presentes um cliente e um colaborador; a que tiver 20m², será permitido no espaço dois clientes e dois colaboradores; 30m² serão possíveis três clientes e três colaboradores e assim por diante. Layra ainda destacou que, para as lojas menores de 10m², serão permitidos a presença de um atendente e um cliente no espaço.

Ainda na ocasião, a chefe da fiscalização ressaltou que as empresas serão visitadas pela equipe de fiscais, acompanhados pela polícia militar e corpo de bombeiros para fazer a análise do funcionamento. “Nós vamos chegar, ver a situação do estabelecimento. A primeiro passo, a gente vai orientar e notificar, caso continuem com o descumprimento, vamos entrar com a autuação.” declarou Layra. 

Nas empresas que  forem percebidos qualquer tipo de aglomeração, o engenheiro integrante à equipe realizará o medição e, se comprovado a aglomeração, esta será autuada. No que diz respeito às filas formadas na entrada da loja, Layla destaca que é responsabilidade dos lojistas  em administrar, organizar e garantir as medidas de segurança no exterior da loja. 

A operação especial de natal que terá início nesta terça-feira segue até o dia 24/12.

Comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


2021 © Casa do Empresário de Viçosa | Desenvolvido por: Interminas