Na última quarta-feira, 22 de junho, aconteceu na Casa do Empresário, a reunião para a escolha das personalidades que serão agraciadas com a Comenda Arthur Bernardes e com o título de Empresário do Ano. Participaram do momento a atual diretoria da Casa do Empresário e a comissão de ex-presidentes da ACV, responsáveis pela decisão.
A comenda tem como objetivo fazer um resgate histórico-cultural do Ex-presidente Arthur Bernardes, figura importante para o cenário de Viçosa, e homenagear personalidades que se destacaram no âmbito político, cientifico ou social. Os parceiros do evento, Casa do Empresário, Prefeitura, Câmara Municipal, UFV e Funarbe são responsáveis por indicar os nomes concorrentes.
Após a apresentação e defesa dos motivos para indicação de cada uma das personalidades, a votação aconteceu de forma individual e sigilosa. Após apuração, o resultado foi:
Para receber a Comenda Arthur Bernardes:
- Demetrius David da Silva
O atual reitor da Universidade Federal de Viçosa foi indicado em reconhecimento ao seu esforço e dedicação a manutenção da instituição de ensino. Além do seu trabalho como professor titular do Departamento de Engenharia Agrícola e pesquisado na área.
- Vera Sonia Saraiva
Responsável pela Secretaria Municipal de Assistência Social que vem realizando um excelente trabalho na pasta.
- Murilo Zerbini
Considerado um dos pesquisadores mais influentes do mundo se destacou com estudos e ações referentes a pandemia da Covid-19.
Para Empresário do Ano,
- José Zaharam Rodrigues Junior (Juninho)
Proprietário dos restaurantes Cedrus e Annaya, Associado da Casa do Empresário desde 2015, é referência no setor de culinária em Viçosa e região.
Todos os escolhidos, tanto para a Comenda quanto para Empresário do Ano, são personalidades que se destacaram dentro de sua área ou enquanto ator social dentro e para a cidade.
A comenda acontecerá no dia 06 de agosto, já a entrega do prêmio empresário do ano será feita durante o baile anual da Casa do Empresário, em novembro. Devido às restrições em ambos os eventos ocasionadas pela pandemia nos últimos dois anos, os comendados e o empresário do mês eleitos em 2020, serão homenageados nos respectivos eventos.