A Casa do Empresário de Viçosa realizou, na tarde da última sexta feira (27), uma reunião com a presença dos diretores, representantes do setor empresarial, o médico infectologista, Dr. Alex Simiqueli e o Professor do Departamento de Medicina e Enfermagem e assessor de saúde da Pró Reitoria da Assuntos Comunitários (PCD) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Bruno David Henriques. O objetivo era apresentar um panorama da atual situação de Viçosa com a pandemia do novo coronavírus e esclarecer as principais dúvidas dos empresários em relação as medidas de proteção e o decreto de fechamento do comércio anunciado nos últimos dias pela prefeitura municipal.
Questionados sobre a decisão de suspensão dos comércios não essenciais, a restrição de circulação e a implantação das barreiras, os especialistas explicaram que essas medidas foram fundamentais, que além de uma forma de proteção, foram eficientes para que o sistema de saúde possa se preparar e criar novas estruturas para o atendimento da população.
Medidas de saúde em Viçosa
Viçosa, que até agora não apresenta nenhum caso confirmado da covid- 19, vem se preparando para receber e atender um maior número de pacientes. Alex Simiqueli informou que o Hospital São João Batista (HSJB) está sendo destinado para receber e tratar os possíveis infectados pela doença em caso de gravidade (que necessitam de internação hospitalar). Um dos andares oferece o suporte necessário para manter pacientes em isolamento e uma Unidade de Terapia Intensiva específica para tratar os mais graves.
Já o Hospital São Sebastião (HSS) ficará responsável pelo atendimento de possíveis crianças que forem infectadas e apresentam sinais de gravidade. Além do setor hospitalar, o município também vem trabalhando na qualificação das Unidades de Saúde da Família para atendimento da COVID-19
UFV
Os especialistas destacaram o trabalho que vem sendo realizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) como forma de auxiliar e dar suporte a rede de saúde do Município e região. Um exemplo disso é a produção de máscaras faciais em impressoras 3D do Laboratório de Engenharia, para os profissionais da área de saúde. Eles informaram, também, que a instituição já está sendo credenciada para a realização de testes para população, o que vai contribuir muito para o aumento da testagem e a agilidade na obtenção dos resultados, e que os exames devem ser iniciados dentro de algumas semanas, conforme informação da Reitoria. Além disso, outra medida adotada visando aumentar a estrutura do sistema de saúde é a implantação de uma unidade de atendimento aos pacientes que apresentarem sintomas respiratórios agudos. Esse projeto será uma parceria da prefeitura e UFV.
Setor comercial
Muitos empresários preocupados com a crise econômica e os efeitos que ela vem causando, buscavam alternativas para conter as consequências. Os profissionais da saúde defenderam a permanência do isolamento e da suspensão dos serviços e orientaram, que nesse momento, é preciso que o setor empresarial se junte e proponha medidas para que possa atender cada seguimento de acordo com cada demanda e adotando medidas de bio segurança.
“Vamos ter um impacto na saúde, impacto econômico e social e eu estou aqui para esclarecer, informar e pedir a colaboração [...] precisamos articular as melhores alternativas e participar do processo” orienta, Alex Simiqueli.
Luciano Piovessan, presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE), participou da reunião representando a Prefeitura Municipal de Viçosa e esclareceu que as determinações tem o intuito de proteger o coletivo e evitar a transmissão do vírus, o que poderia gerar muitos impactos na área da saúde na cidade. Ele ainda destacou que a prefeitura tem participado ativamente na busca de soluções e aproveitou para oficializar a participação efetiva da Casa do Empresário nas reuniões do comitê de crise, para que possa ser levada as demandas dos empregadores e a fim de procurar resultados que atendam a cada setor.
A reunião aconteceu na sede da entidade atendendo a todos os padrões exigidos atualmente pelas autoridades de saúde, ou seja, com espaçamento e cuidados exigidos pelo Dr. Alex.