“Nova Política Estadual de APL” é tema de evento promovido pela Casa do Empresário

A Casa do Empresário realizou na última terça-feira, 25 de janeiro, o evento “Nova Política Estadual de APL” com a presença do assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Marco Gaspar e Fernando Abreu, diretor de Projetos de Desenvolvimento Local. O encontro contou com a presença de diretores da Casa do Empresário, representantes de empresas de tecnologia e inovação, e o Prefeito do Município, Raimundo Nonato.

O objetivo do evento foi abrir as portas da Casa para o diálogo entre o Governo e os empresários da área de tecnologia e inovação, além de discutir o que precisa ser feito para que o município tenha suas demandas atendidas. Também foi dada ênfase a nova política referente às APLs (Arranjos Produtivos Locais) e o que precisa ser feito para que Viçosa crie e desenvolva o seu Arranjo. Os Arranjos Produtivos Locais, ou mais popularmente conhecidos como APLs, nada mais são do que aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais.

Marco ainda explicou aos presentes qual era a função do governo do Estado nesse movimento: “atuamos como catalisadores dos esforços feitos, para que sejam vistos e mantenham a melhoria da produção”. Os representantes do Governo do Estado de Minas Gerais também destacaram como as APLs podem ter seus setores potenciais em desenvolvimento com a organização de uma governança que represente todos os interesses envolvidos nestes arranjos. Diversas empresas da área de tecnologia e inovação foram convidadas e tiveram a oportunidade de expressar as necessidades de seus negócios.

Ainda no evento, no momento reservado para debate e retirada de dúvidas, os presentes puderam questionar as melhores formas de agir para verem resultados no comércio local. Fernando e Marco exemplificaram, através de outras cidades, o que foi feito e como o impacto foi positivo para o comércio e a economia de todo o Estado de Minas Gerais.

Por fim, ambos os representantes do Governo, sanaram dúvidas e explicaram como os empresários e o comércio podem dar início ao processo de construção de APLs na cidade. A Casa do Empresário, viabilizando eventos como esse, demonstra o seu apoio as formas de fazer o comércio local evoluir ainda mais e destaca a importância do associativismo para que Viçosa tenha resultados ainda melhores perante a região e o Estado. Enquanto articuladora, a entidade investe em eventos que contribuam para a saúde do comércio local e consequentemente, de nossos Associados.

 

Saiba mais sobre APLs em Minas Gerais em: http://www.desenvolvimento.mg.gov.br/application/projetos/projeto/1101

 

Comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


2021 © Casa do Empresário de Viçosa | Desenvolvido por: Interminas