Representantes da Casa do Empresário e do Sindcomércio participam de reunião sobre segurança pública de Viçosa na Sejusp

A convite do Deputado Estadual, Roberto Andrade, a diretora da Casa do Empresário, Dra. Marinês Alchieri, e o diretor do Sindcomércio, Eustáquio Santana, estiveram na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira, 16 de agosto, para debater a atual situação da Segurança Pública no Município de Viçosa.

Estiveram presentes representando a Sejusp a Secretária Executiva de Segurança Pública, Tatiana Talles, e Koeler de Matos; o Assessor-chefe da Subsecretaria de Inteligência e Atuação Integrada, Zoé Ferreira Santos Junior; Assessor de Articulação Institucional da Polícia Militar, Ten. Cel. Luiz Otávio Vieira; o Assessor de Articulação Institucional do Corpo de Bombeiros Militar, Major BM Peterson José Paiva Monteiro; e a Assessora de Articulação Institucional da Polícia Civil, Delegada Ana Paula Lamego Balbino.

A Dra. Marinês iniciou apresentando um panorama da atual situação vivenciada na cidade e a sensação de insegurança que atinge o comércio e a população geral em decorrência da recente onda de atividades criminosas. Eustáquio, que além de Empresário é associado da Casa do empresário, completou a fala com experiências próprias e de colegas lojistas.

Outra reclamação apresentada foi a falta de policiais militares em serviço o que dificulta o atendimento de ocorrências e faz com que, em alguns casos, a população deixe de registrar boletins de ocorrência devido à demora no atendimento, o que causaria uma defasagem entre os números estatísticos e a realidade.

O Ten. Cel. Luiz Otávio lamentou a situação e afirmou que a carência crônica de efetivo é um problema enfrentado pelo estado em geral e que, infelizmente, afeta o funcionamento da Polícia Militar. Ressaltou que há a possibilidade de designação de novos soldados para a cidade em outubro, apesar de ainda não ser confirmado.

Sobre a reativação do sistema Olho Vivo, foi informado que esta iniciativa é de âmbito municipal, sendo sugerido que o comercio local contribua para a captação da verba necessária para o andamento do projeto, sendo também citado exemplos de parcerias que estão sendo implantadas em outras cidades.

Também foi sugerido que o município se adapte ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp), permitindo que seja possível a instauração da Guarda Municipal, entre outros projetos, que beneficiem a sua segurança.

A reunião foi finalizada após os representantes das instituições governamentais afirmarem estar à disposição para atender quaisquer demandas advindas da cidade e ressaltarem a importância de reuniões como estas para a melhoria de suas ações.

A Casa do Empresário e o Sindcomércio estão dispostos a encontrar soluções para fomentar o comércio local e contribuir com o bem-estar da população da região e continuarão em busca de melhorias, não apensas para o setor de segurança, mas também para demais áreas relevantes para Viçosa, deixando claro que os associados podem se engajar na luta, enviando sugestões.

Comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


2021 © Casa do Empresário de Viçosa | Desenvolvido por: Interminas