A convite do Deputado Estadual, Roberto Andrade, a diretora da Casa do Empresário, Dra. Marinês Alchieri, e o diretor do Sindcomércio, Eustáquio Santana, estiveram na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira, 16 de agosto, para debater a atual situação da Segurança Pública no Município de Viçosa.
Estiveram presentes representando a Sejusp a Secretária Executiva de Segurança Pública, Tatiana Talles, e Koeler de Matos; o Assessor-chefe da Subsecretaria de Inteligência e Atuação Integrada, Zoé Ferreira Santos Junior; Assessor de Articulação Institucional da Polícia Militar, Ten. Cel. Luiz Otávio Vieira; o Assessor de Articulação Institucional do Corpo de Bombeiros Militar, Major BM Peterson José Paiva Monteiro; e a Assessora de Articulação Institucional da Polícia Civil, Delegada Ana Paula Lamego Balbino.
A Dra. Marinês iniciou apresentando um panorama da atual situação vivenciada na cidade e a sensação de insegurança que atinge o comércio e a população geral em decorrência da recente onda de atividades criminosas. Eustáquio, que além de Empresário é associado da Casa do empresário, completou a fala com experiências próprias e de colegas lojistas.
Outra reclamação apresentada foi a falta de policiais militares em serviço o que dificulta o atendimento de ocorrências e faz com que, em alguns casos, a população deixe de registrar boletins de ocorrência devido à demora no atendimento, o que causaria uma defasagem entre os números estatísticos e a realidade.
O Ten. Cel. Luiz Otávio lamentou a situação e afirmou que a carência crônica de efetivo é um problema enfrentado pelo estado em geral e que, infelizmente, afeta o funcionamento da Polícia Militar. Ressaltou que há a possibilidade de designação de novos soldados para a cidade em outubro, apesar de ainda não ser confirmado.
Sobre a reativação do sistema Olho Vivo, foi informado que esta iniciativa é de âmbito municipal, sendo sugerido que o comercio local contribua para a captação da verba necessária para o andamento do projeto, sendo também citado exemplos de parcerias que estão sendo implantadas em outras cidades.
Também foi sugerido que o município se adapte ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp), permitindo que seja possível a instauração da Guarda Municipal, entre outros projetos, que beneficiem a sua segurança.
A reunião foi finalizada após os representantes das instituições governamentais afirmarem estar à disposição para atender quaisquer demandas advindas da cidade e ressaltarem a importância de reuniões como estas para a melhoria de suas ações.
A Casa do Empresário e o Sindcomércio estão dispostos a encontrar soluções para fomentar o comércio local e contribuir com o bem-estar da população da região e continuarão em busca de melhorias, não apensas para o setor de segurança, mas também para demais áreas relevantes para Viçosa, deixando claro que os associados podem se engajar na luta, enviando sugestões.